Um espaço para trocas sobre aprendizagem, autoconhecimento, sonhos e realização
Gostamos muito da pergunta: e se eu pudesse criar minha própria jornada de aprendizado, como ela seria? Com quem gostaria de aprender? Que lugares escolheria para estar? Com a UniKebradas, desenhamos jornadas para desconstrução e para reimaginar a educação. No meio do processo, entendemos que para criar algo novo era preciso desconstruir, desaprender e abandonar condicionamentos e padrões que nos fazem repetir comportamentos como a competição, necessidade de aceitação, a relação dominante do dinheiro e imposição no outro.
Mas foi em 2019 que o Doutorado Livre saiu do papel como uma “recompensa” do financiamento coletivo realizado para que a Jornada Mestres das Kebradas na Índia pudesse acontecer. Inicialmente, a proposta seria abrir espaços para que pessoas com históricos diversos pudessem estar juntas, se conhecerem com mais profundidade e aprender uns com os outros. Os encontros aconteceriam nas diferentes comunidades para que fossem honrados os diferentes saberes de cada território.
A UniKebradas já tinha um grupo muito especial para ancorar esse projeto. No entanto, com o início da pandemia da corona vírus em março de 2020, o que seria apenas um projeto de aprendizagem tomou outras proporções. As pessoas envolvidas com a UniKebradas se colocaram a serviço das comunidades, na captação de recursos, alimentos e na elaboração de campanhas e projetos e que ajudassem a superar aquele período. O Doutorado Livre se tornou o espaço virtual para que o grupo enfrentasse junto os desafios, trazer suas angustias, suas ideias, trocar experiências e se nutrir nos dois impostos por esses anos da pandemia.